SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE SEIA

Bem-vindo ao nosso “Lar”, sinta-se como se ainda estivesse no seu!

Venha conhecer a nossa unidade!

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE SEIA

Bem-vindo ao nosso “Lar”, sinta-se como se ainda estivesse no seu!

Venha conhecer a nossa unidade!

Estrutura Residencial para Pessoal Idosas

A Estrutura Residencial para Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Seia, apresenta-se como uma resposta na área do envelhecimento ativo, pela sua dinâmica e pela participação dos Residentes em diversas atividades desenvolvidas, diariamente, por uma equipa técnica multidisciplinar. Procura também, a satisfação dos residentes e respetivas famílias através dos serviços disponibilizados quer na área da saúde que na área social.

Temos capacidade para receber 65 residentes, autónomos e/ou em situação de dependência, para alojamento temporário e/ou permanente.

_MG_0619

Acreditamos que é possível enriquecer a vida dos nossos utentes e sabemos como fazê-lo.

Serviços

A Estrutura Residencial para Idosos é uma valência para acolher de pessoas idosas, garantindo uma adaptação dos serviços às necessidades individuais de cada residente, no sentido de promover a qualidade de vida, a autonomia, a auto-estima, o bem-estar físico, psicológico e social, privilegiando a interação com a família/comunidade, através de atividades que promovam a valorização da pessoa idosa, a participação ativa e a desmistificação do envelhecimento e institucionalização.

Cuidar, é para nós, antes de tudo, respeitar, proteger, apoiar e acompanhar.

Testemunhos

Perguntas frequentes

As mensalidades podem ser: particulares e comparticipadas pela Segurança Social: A mensalidade depende dos rendimentos do utente, acrescendo uma comparticipação familiar para quem tem familiares em linha reta.
A mensalidade particular é atualizada anualmente, aprovada pela Mesa Administrativa.

As condições de admissão são as seguintes:
a) Ser pessoa de idade igual ou superior a 65 anos, cuja situação não lhe permita permanecer no seu meio natural de vida;
b) Indivíduos que, não tendo a idade prevista neste Regulamento Interno, se encontrem em situação de carência ou disfunção social que possa ser minorada através de todos ou alguns dos serviços prestados pela Resposta Social de ERPI;

c) Isolamento, ausência de apoio;
d) Não se poder bastar a si próprio para satisfação das suas necessidades básicas;
e) Concordância clara do Utente de querer ingressar na ERPI;
f) Concordância do Utente e da família com os princípios, valores e as normas regulamentares da Misericórdia;
g) Submeter-se a exame médico pelo clínico da Misericórdia;
h) Responder por si ou por representante a uma entrevista de averiguação das suas condições por responsável nomeado pelo Provedor e /ou Mesário do Pelouro.

Sim, é necessária inscrição dos potenciais utentes para posteriormente proceder à admissão.

Sim, é sempre celebrado um contrato de prestação de serviços.

Sim, na ERPI são admitidos casais.

Sim, é fundamental que o faça para que se possa identificar com o seu próprio espaço.

O Plano Anual de Atividades é elaborado pela Animadora Sociocultural juntamente com a Diretora Técnica e aprovado pela Mesa Administrativa.

O plano de intervenção individual do utente é elaborado pela equipa multidisciplinar.

Todas as atividades do serviço de animação sociocultural estão incluídas na mensalidade, os restantes serviços têm custo extra-mensalidade.

Os serviços com custo extra-mensalidade são os seguintes:
• Acompanhamento a cuidados de saúde;

• Aquisição de bens e serviços;
• Turismo Sénior;
• Atividades lúdico-recreativas;
• Fisioterapia;
• Cuidados de Imagem;
• Transporte;
• Fraldas;
• Atividades lúdico-recreativas que não constem no plano de atividades, medicação e material de pensos e outras especialidades.

Sim. No entanto, são respeitadas as crenças de cada utente.

Todos os dias das 14h00 às 16h00, com marcação prévia e respeitando as medidas da DGS.

Todos os familiares e amigos devidamente autorizados.

Atendimento Administrativo

9h -12h30 | 14h - 17h30

Atendimento Diretora Técnica

9h -12h30 | 14h - 17h30

Horário das Visitas

Todos os dias
(Em tempos de pandemia)

Videochamadas

Ainda tem dúvidas?

Estamos à disposição para responder a qualquer questão.
Fale connosco e diga-nos como podemos ajudar.