Metas alcançadas na 2ª Infância da criança

1. Desenvolvimento cognitivo 

A criança começa a usar símbolos e a entender a relação causa-consequência. 

Desenvolve também a capacidade de classificar pessoas, objetos ou acontecimentos em categorias. 

Desenvolve ainda relações de empatia e, apesar de ainda não possuir um pensamento lógico, tem noção de unidades e números. 

2. Desenvolvimento motor 

A criança sofre uma evolução em relação à motricidade. 

Consegue subir escadas sem ajuda e saltar a uma distância entre 35 a 60 cm. (3 anos) 

Tem um maior controlo nos atos de arrancar, parar e girar. Tem capacidade para saltar a uma distância de 60 a 80 cm. (4 anos) 

Controla os atos de arrancar, parar e girar, e consegue correr e saltar a uma distância de 70-90 cm. (5 anos) 

Nesta fase há uma melhoria das habilidades motoras a nível do desenho, começando com formas irregulares e evoluindo para uma maior precisão das formas. 

3. Desenvolvimento da linguagem 

Espera-se que a criança desenvolva o seu vocabulário e melhore significativamente a forma como se exprime. 

4. Desenvolvimento psicossocial 

Desenvolve-se a identidade da criança. 

É também nesta altura que, idealmente, deve ser trabalhada a autoestima, de forma a contribuir para a gestão das emoções da criança, para além de a estimular a explorar o desconhecido e a juntar fatores que já conhece. 

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