Mensagem do Provedor

Caros Irmãos e Irmãs,
Corpos sociais da SCMSeia,
Comunidade em geral

Nunca, como hoje, se sentiu a insegurança e a imprevisibilidade numa sociedade tão dinâmica e dita desenvolvido, mas tão isolada sobre si mesma.

Nunca como hoje, precisámos de disponibilidade para o estabelecimento de compromissos como uma característica marcante da solidariedade e uma atitude de proximidade, face aos tempos que vivemos.

Podemos dizer, sem esforço, que o maior desafio do setor social e solidário está, por um lado, na necessidade de estabilidade e sustentabilidade das instituições e, por outro lado, na força e capacidade de exercer a sua missão de ajudar os outros.

Mas, como dizia Winston Churchill Vivemos com o que recebemos, mas marcamos a vida com o que damos. É este o espírito que move e orienta a nova Mesa Administrativa para este novo mandato, que agora começa e se prolonga, se Deus quiser, até 2027.

É nesta base que desejo continuar a colocar a minha ação e daqueles e daquelas que me acompanham, os princípios que norteiam o desenvolvimento integral, tendo presente os grandes princípios da humanização, do bem-comum e da solidariedade. Como disse um dia alguém: A evolução é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão certamente perder o futuro.

Por isso, não escondemos a ambição para os próximos anos. Queremos estar focados no futuro, sem esquecer o chão que pisamos. Assim, definimos três eixos estratégicos de actuação: (1º lugar) procurar a melhoria contínua da Instituição, tendo como principal foco os recursos humanos e os nossos utentes/clientes; em (2º lugar) encontrar formas e meios de garantir a sustentabilidade financeira da Instituição, através de novas fontes de financiamento; e em (3º lugar) melhorar e ampliar as estruturas físicas e novos equipamentos.

Não podemos baixar o nível de esforços. Só com parcerias e em rede, conseguimos enfrentar os desafios. Todos temos a noção de que o momento que estamos a viver constitui um enorme desafio e exigência. Mas, sinceramente, é isso que nos motiva. Inovação, qualidade e diversidade.

Olhemos para a frente, pois o mundo precisa de todos nós. Todos, Todos, Todos!, como diz o Papa Francisco.

O programa de ação para este mandato não tem promessas nem soluções mágicas para os problemas, mas antes contributos ambiciosos para ajudar na coesão social e económica do nosso concelho. Enfim, se de facto, a responsabilidade é acrescida, a vontade em continuar a fazer o bem, não tem limites.

Acredito e tenho fé, de que com a colaboração e apoio de todos, seremos capazes de consolidar e reforçar o papel da Misericórdia de Seia, para bem das populações que servimos e para glória de Deus e amor ao próximo.

Peço auxílio do Manto Cristalino da Senhora da Misericórdia nos cubra com as suas maiores bênçãos, no exercício das funções que ora iniciámos.

Termino com uma frase do ex-presidente dos EUA, Barack Obama, no discurso de tomada de posse como presidente, em 2009: “Não viramos as costas nem vacilamos. Com os olhos fixos no horizonte e com a graça de Deus sobre nós, levamos adiante o grande dom da liberdade e o entregamos em segurança às futuras gerações.

É o nosso pensamento para este mandato que agora começa: entregar às próximas gerações uma sociedade melhor do que aquela em que vivemos agora.

janeiro de 2024

O Provedor