Cantina Social

Serviço de refeições diárias, entregues ao domicílio, para indivíduos e famílias com baixos rendimentos e em situação de carência alimentar.

A Cantina Social constitui-se como uma resposta de intervenção no âmbito do Programa de Emergência Alimentar, que tem como objetivo suprir as necessidades alimentares dos indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica, através da confeção e distribuição de refeições, que são entregues ao domicílio.

• Garantir o acesso a refeições diárias gratuitas;

• Apoiar na satisfação da necessidade básica de alimentação;

• Garantir o acesso a uma dieta equilibrada;

• Intervir nas situações de carência alimentar;

• Contribuir para a melhoria da qualidade de vida.

Garantimos às famílias carenciadas o acesso a refeições diárias gratuitas

Perguntas Frequentes

É um serviço de fornecimento de refeições já confecionadas para consumo no domicílio a custo reduzido ou a custo zero.

Pessoas e/ou famílias que se encontrem numa situação de carência económica e que não reúnam condições para integrar o Pograma de Ajuda Alimentar a Pessoas Carenciadas, por exemplo não saber cozinhar, não reunir condições de habitabilidades, fogão, congelador, frigorífico…

As condições de admissão são as seguintes:

• Baixos rendimentos
  • Idosos
  • Desempregados
  • Portadores de deficiência
  • Dificuldades em ingressar no mercado de trabalho
  • Situações de vulnerabilidade social

Sim, é necessária inscrição dos potenciais beneficiários para posteriormente proceder avaliação da situação socioeconómica pela equipa competente.

Através do preenchimento da ficha de Pré-Sinalização ou dirigindo-se aos Serviços Administrativos Centrais da Santa Casa da Misericórdia de Seia.

Com o preenchimento da ficha de Pré-Sinalização far-se-á a abertura do processo, será contactado para marcação de atendimento e acompanhamento social personalizado. A candidatura será analisada, e posteriormente será informado(a) da decisão.

Sim, documentos de identificação e todos os documentos que comprovem a situação de carência (vencimento/despesas mensais).

Sim, pela Segurança Social, Câmara Municipal de Seia e Equipa de Rendimento Social de Inserção.

Ementa Geral

* As ementas podem ser alteradas por motivos de força maior