Roteiros

Descubra a herança histórica e cultural da cidade de Seia, visitando museus, monumentos, centro histórico e outros marcos patrimoniais.

Roteiro I

Via Sacra

Com o objetivo de valorizar e promover o turismo religioso e o património edificado, este roteiro coloca em evidência a Capela do Senhor do Calvário e o circuito do Paço da Via Sacra, dois expoentes da riqueza arquitetónica e espiritual local.

Criado aquando da abertura do Espaço Museológico, em 2014, o roteiro permite igualmente uma visita dinâmica ao acervo da Misericórdia de Seia, instituição secular, e à Capela de São Pedro, um marco da arquitetura religiosa do período histórico da reconquista em Portugal.

Durante o percurso, todo ele realizado em envolvente urbana, os visitantes ficarão a conhecer a evolução do edificado e dos arruamentos do centro histórico.

Terão ainda oportunidade de descobrir factos e curiosidades sobre personalidades locais, monumentos e instituições, que ajudam a entender os contornos identitários da cidade.

_MG_8628
_MG_8648
IMG_7759

O roteiro tem como ponto de paragem obrigatório o largo onde se encontra o único testemunho simbólico do que seria um Passo da Via-Sacra.

Trata-se de um elemento incrustado na parede de um edifício de habitação, construído em cantaria de granito e protegido por portão metálico.

Finalizando na Capela do Senhor do Calvário, o percurso é acompanhado por um técnico superior da área do património cultural, que caracterizará os aspetos e os elementos mais relevantes que surgem ao longo do roteiro.

O percurso é delineado com outras curiosidades sobre o edificado, personalidades e factos, cujos vestígios os materializam atualmente. o final é realizado na Capela do Santo Cristo do Calvário

O circuito é sempre realizado com visita acompanhada/guiada, por um Técnico Superior da área do Património Cultural, que assegura a caracterização dos elementos/aspetos relevantes que existem e vão surgindo ao longo do percurso.

Itinerário dos Roteiros

Percurso Pedestre

  • Igreja e Espaço Museológico da Misericórdia (opção de vista à Capela de São Pedro – Monumento Nacional)
  • Fonte das Quatro Bicas – Praça da República
  • Passo da Via Sacra
  • Escadas do Castelo
  • Capela do Santo Cristo do Calvário

Itinerário dos Roteiros

Percurso Pedestre

  • Igreja e Espaço Museológico da Misericórdia (opção de vista à Capela de São Pedro – Monumento Nacional)
  • Fonte das Quatro Bicas – Praça da República
  • Passo da Via Sacra
  • Escadas do Castelo
  • Capela do Santo Cristo do Calvário

Roteiro II

Reviver o Passado

Em 2016, foi efetuada a seleção de fotografias de época que ajudam a ilustrar o quotidiano de Seia ao longo dos anos.

Esse trabalho resultou de uma pesquisa realizada com a colaboração de particulares e da Fototeca Municipal, tutelada pelo Município de Seia.

_MG_8665 copy
_MG_8660 copy
IMG_7757 copy

O acervo fotográfico permite uma perceção da dinamização territorial verificada e a ilustração do circuito urbano realizado.

Além do cariz religioso, é conferida ao circuito uma vertente enriquecedora da evolução urbana e social verificada ao longo dos últimos anos.

MISERICÓRDIA DE SEIA © 2022 – By TRIPLO