Quando é que o Idoso já não pode viver sozinho? 6 sinais de alerta

Com o avançar da idade, viver sozinho pode ser cada vez mais difícil. Que sinais nos levam a perceber que está na altura de o idoso não viver mais sozinho? Conheça-os: 

1. Degradação do estado físico 

A perda de peso e o aparecimento de manchas negras no corpo, podem significar falta de atenção e equilíbrio, pondo em causa a saúde e segurança da pessoa idosa. 

2. Perda de memória 

O esquecimento dos trajetos para locais que frequentam regularmente ou o esquecimento da toma dos medicamentos na altura correta, podem ser sinais de que os idosos não devem mais viver sozinhos. 

3. Mudanças de humor 

Doenças como a Demência ou o Alzheimer, geralmente frequentes em pessoas idosas, têm impacto no estado emocional dos idosos, o que pode ser muito alarmante. 

4. Falta de higiene pessoal 

Se a pessoa idosa deixa de tomar banho ou a frequência com que o faz é cada vez menor, pode significar que estão a desenvolver alguma doença cognitiva. 

5. Mudanças dentro de casa 

Objetos em locais estranhos, falta de limpeza e higiene da casa ou até má conservação dos alimentos, podem ser sinais de alerta que indicam que podem originar casos de demência. 

6. Não tomar atenção ao correio 

Correspondência por abrir ou contas por pagar podem ser um sinal de que a pessoa idosa possa estar a desenvolver algum distúrbio cognitivo. 

Partilhar