Academia de Competências leva as suas ideias a concurso

Os/as colaboradores/as envolvidos apresentaram, em grupos, cinco ideias relacionadas com diferentes áreas problema.

A Academia de Competências resulta de uma iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Seia, apoiada pela Fundação Calouste de Gulbenkian, enquadrada no “Eixo 4 do Programa Cidadãos Ativ@s – Reforçar a capacidade e sustentabilidade da sociedade civil”, em execução até ao final do presente ano.

Neste âmbito foi criado o Design Lab com o objetivo de promover a inovação e a investigação na instituição, recorrendo a modelos e metodologias colaborativas.

Ao longo do projeto, o Design Lab da Academia de Competências tem vindo a desenvolver diferentes atividades relacionadas com a criação de soluções para novos processos, serviços e/ou projetos para a Santa Casa da Misericórdia de Seia, alinhados com as orientações estratégicas da Instituição.

Foi, neste enquadramento, organizado um Concurso de Ideias, orientado para a criação e desenvolvimento de projetos/soluções de inovação social que respondam a 5 problemáticas sociais diferentes: intervenção familiar e/ou pobreza infantil; ansiedade nas crianças e jovens; isolamento sénior; burnout na população ativa e demência na terceira idade.

No total, os/as colaboradores/as envolvidos apresentaram, em grupos, cinco ideias relacionadas com as diferentes áreas problema.
As ideias e apresentações foram apreciadas e avaliadas por um júri externo e independente, constituído por 3 individualidades de diferentes áreas profissionais, tendo contribuído com a sua visão crítica imparcial, reconhecendo o trabalho desenvolvido e incentivando a manutenção e reforço das rotinas de inovação social, bem como estimulando a cooperação entre atores da economia social.

Esta iniciativa permitiu, em primeiro lugar, o envolvimento criativo como fonte de desenvolvimento de respostas para os diferentes desafios sociais, no sentido de se desenharem contributos futuros para a melhoria da qualidade de vida da população local e, em segundo lugar, o envolvimento e empoderamento da comunidade interna da Instituição, promovendo o trabalho em equipa e o espírito colaborativo das diferentes áreas da Santa Casa da Misericórdia de Seia.

Mais informações sobre a “Academia de Competências da SCM Seia”: