mensagem do Provedor

Caros Irmãos e Irmãs da Misericórdia de Seia
Comunidade Santa Casa

Começamos hoje a nossa Semana da Padroeira. Vai ser uma semana dinâmica e cheia de acontecimentos, sob a insígnia dos 455 anos da Santa Casa da Misericórdia de Seia.

Celebra 455 anos de existência é uma marca que nos deve encher a todos de um orgulho profundo. São quase cinco séculos de história. Cinco séculos em que esta instituição tem sido o coração que acolhe, a mão que ampara e o porto de abrigo para tantas gerações da nossa terra.

Olhar para trás, para esta longa caminhada, é um dever de justiça. Por isso, a minha primeira palavra é de profunda gratidão e respeito por todos aqueles que me antecederam. Lembro cada provedor, cada mesário, cada irmão e cada benfeitor que, ao longo destes 455 anos, entregou o seu tempo, o seu saber e o seu coração à Causa da Misericórdia. Se hoje estamos aqui, é porque eles souberam manter a chama acesa, plantando as sementes da solidariedade que hoje continuamos a colher. Nós somos o eco do trabalho deles.

Mas a Misericórdia não vive apenas do passado; ela faz-se no presente, todos os dias, através de rostos concretos. E é a esses rostos que me quero dirigir agora.

Aos nossos colaboradores e voluntários, àqueles que, diariamente, trabalham afincadamente e com uma dedicação inexcedível: o meu mais sincero obrigado. Obrigado por cuidarem do nosso tesouro mais precioso. Obrigado pelo carinho com que educam as nossas crianças, pela paciência e dignidade com que protegem os nossos idosos, e pela prontidão com que estendem a mão a todos aqueles que mais precisam dos nossos serviços. Vocês são as mãos e o rosto de Deus nesta casa. Sem o vosso esforço diário, as paredes desta instituição seriam apenas pedra; mas convosco, elas são um Lar.

Mas olhemos para o futuro e façamo-lo com uma imensa esperança. O mundo muda, os desafios mudam, mas a nossa missão permanece intocável. O meu compromisso, e o convite que hoje vos faço, é o de continuarmos a apostar nos valores que nos trouxeram até aqui: a empatia, a justiça social e, acima de tudo, o amor ao próximo.

Que as próximas páginas da nossa história continuem a ser escritas com a mesma coragem e generosidade. Que nunca nos falte a audácia de inovar, de acolher e de amar.

Que esta Semana da Padroeira seja, por isso, um momento de memória, de gratidão e também de renovado compromisso. Convido-vos a participar diariamente nas várias actividades.

Parabéns à Santa Casa da Misericórdia de Seia, que tenho orgulho em servir! Parabéns a todos vós que fazeis parte desta grande e bendita família.

BEM-HAJA!

30 de maio de 2026

O Provedor
Paulo Caetano

IMG_9197