Seia discute temas relacionados com a Demência e o Cuidador Informal

Durante o dia, com mais de 150 pessoas presentes, foram abordadas diferentes temáticas sobre a realidade da demência na região e no país.

A Santa Casa da Misericórdia de Seia realizou ontem (22 maio), na Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia (ESTH) o simpósio sobre “Intervenção na Demência e no Cuidador Informal, onde demonstrou a sua visão diferenciadora, no sentido de implementar e investir na oferta de um serviço multidisciplinar, numa área específica e particularmente necessária na sociedade em que vivemos, que é a demência.

Durante o simpósio foram discutidos temas como “Diagnóstico de Demência: Desafios e Soluções”, “Ser Cuidador Informal na Demência”, “Serviços Especializados de Intervenção na Demência: Realidade e Futuro” que teve como principais intervenientes a Dr.ª Sofia Caetano (Médica Psiquiatra), o Dr. Manuel Caldas de Almeida (Médico Medicina Geral e Familiar), a Dr.ª Ana Rita Sousa e Silva (Neuropsicóloga), a Dr.ª Sara Campos (Médica Medicina Geral e Familiar), a Dr.ª Clara Ramos (Coordenadora i3social) , a Dr.ª Alexandra Neves (Portugal Inovação Social), a Dr.ª Isabel Seixas (Médica-Coordenadora CIDIFAD) e o Dr. Salazar Coimbra (Administrador Delegado da SCM Riba d’Ave).

Para além disto, a equipa do serviço especializado em demência da Santa Casa da Misericórdia de Seia – Iniciativa VAMOS – moderou o painel “Iniciativa VAMOS: A importância do Serviço Multidisciplinar Especializado”, apresentando as principais conclusões do trabalho desenvolvido no projeto ao longo dos últimos 3 anos.

Destas conclusões, podemos salientar o impacto positivo e significativo na pessoa com demência e nos seus cuidadores, com especial destaque para a perceção de qualidade de vida; o impacto positivo no cuidador informal, sobretudo na perceção da doença do seu familiar, na sua compreensão, evolução e estratégias para lidar com as suas especificidades e mudanças; em 50% ou mais da amostra revelaram melhoria na Linguagem e Capacidade Visual-construtiva, Funções executivas e Atenção/Concentração/Memória de Trabalho. O Projeto mostrou-se eficaz na redução das Manifestações Neuropsiquiátricas e as Alterações Neurovegetativas, contudo as últimas apresentaram uma melhoria muito relevante.

Concluindo, verificamos, por um lado, que a abordagem multidisciplinar periódica permitiu melhorar o perfil cognitivo e consequentemente adiar o declínio associado ao processo neurodegenerativo e, por outro lado, impacto positivo na pessoa com demência, através da melhoria de sintomas comportamentais e cognitivos, contribuindo para a estabilização da manifestação da doença.

Na sessão de encerramento o Provedor Paulo Caetano salientou, na presença da senhora Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência – Dr. Ana Sofia Antunes, que o trabalho desenvolvido pela Misericórdia de Seia tem de ser incentivado pelo Estado e replicado junto das outras Instituições do sector social. Por outro lado, a senhora Secretária de Estado mostrou o seu regozijo, valorizando o trabalho desenvolvido e as conclusões a que chegaram, deixando a menção que virá, oportunamente, visitar o projeto in loco, na Santa Casa da Misericórdia de Seia.