Sob o mote “Voluntariado: Um Princípio e Compromisso de Valor”, a Santa Casa da Misericórdia de Seia dinamizou recentemente duas iniciativas centradas na valorização do voluntariado, enquanto expressão de cidadania ativa e solidariedade.
Durante o dia, recebemos Paula Correia e Joaquim Serafim, representantes da CASES– Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, no auditório da Casa Municipal da Cultura de Seia, para uma sessão interativa dirigida ao público. Através de dinâmicas participativas foram abordados temas como os direitos e deveres dos voluntários, a importância do envolvimento cívico e o impacto real do voluntariado, tanto em quem dá como em quem recebe.
No início da noite, o tema foi levado a colaboradores, voluntários e membros dos Órgãos Sociais da SCM Seia para uma tertúlia informal, onde foram partilhadas experiências, foram lançados desafios de grupo e onde se refletiu, de forma colaborativa, sobre o papel do voluntariado na vida da Instituição e da comunidade.
Estas atividades reforçam o compromisso da SCM Seia com a promoção de uma cultura de voluntariado ativa, humana e transformadora, em linha com os valores que nos orientam diariamente.